Uma parte significativa de igrejas, por serem pequenas ou mal orientadas quanto as obrigações que estão sujeitas sob aspectos contábeis, legais e fiscais, acabam achando que não precisam contratar contador para igreja ou serviços de um escritório de contabilidade especializado.
A importância de contratar um contador para sua igreja
As igrejas, por conta da imunidade tributária, precisam registrar os fatos contábeis que alteram o patrimônio da igreja. Estes registros são as origens de recursos que ocorrem através das contribuições dos féis, apoiadores, mantenedores e outras fontes de capitação.
Como também o registro da aplicação destes recursos que se dá pelo cumprimento das obrigações de manutenção da igreja, tais como: aluguéis, água, luz, material, encargos, etc. E para isso precisam da atuação de contador para sua igreja.
Isto ocorre, porque as igrejas são obrigadas a apresentar algumas informações à Receita Federal, através do SPED CONTÁBIL a fim de comprovar a regularidade de sua atividade.
As igrejas que deixarem de prestar essas informações estão sujeitas a pagar multas e até perder sua imunidade tributária.
É preciso contratar contador para igreja?
Esta atitude apesar de compreensível por conta do desconhecimento, no entanto, independentemente do porte da igreja, precisará de um contador como profissional habilitado e familiarizado com as particularidades do segmento religioso.
Melhorias na gestão administrativa
A participação de um profissional contábil especializado em contabilidade para igrejas é muito importante no sentido da manutenção das obrigações legais, contábeis e fiscais.
Porque além da elaboração dos relatórios da prestação de contas, inclusive a legislação muda frequentemente e para que o poder público tenha as informações em tempo, implementa regras e prazos que precisam ser atendido e cumpridos pelas instituições.
Até alguns anos atrás bastava uma simples escrituração do livro caixa e já atendido em boa parte as obrigações legais sujeitas as entidades religiosas.
As mudanças são muitas, que a partir da implementação do SPED CONTÁBIL passou a exigir mais informações de natureza contábil.
É fato que a legislação vem mudando com maior frequência, bem como a forma como atender as obrigações legais. Por isso é de extrema importância a observação da mudança da lei sendo indispensável contratar um contador para sua igreja. Estar do lado de um profissional habilitado é o melhor que sua igreja pode fazer.
A regularidade cadastral, contábil e fiscal não apenas permite o acesso ao reconhecimento da imunidade tributária como também poupa a igreja de ter despesas com multas e encargos, em razão da omissão pela não apresentação no prazo de obrigações fiscais.
As igrejas e os aspectos contábeis
Não apenas pelo fato de a igreja como pessoa jurídica estar sujeitas ao cumprimento de obrigações legais uma vez que sua renda decorrente da receita de contribuição não sofrer a tributação de impostos, ainda mais por esta razão deve demonstrar que tem aplicado integralmente na atividade de forma transparente clara diante do fisco.
Quando a igreja resolve contratar um contador para sua igreja ela está transferindo essas atribuições para quem tem a habilidade técnica de atender as obrigações contábeis.
Por outro lado, como instituição religiosa defensora dos princípios de justiça deve primeiramente ser cumpridora da lei a que está sujeita, bem como garantir o retorno a seus membros o produto das contribuições na forma de estrutura, serviços e assistência religiosa de acordo com seu estatuto social.
É fato que se trata de uma responsabilidade da administração da igreja, através da diretoria e conselho fiscal, os quais devem agir com zelo e transparência diante que prevê a legislação tributária, cabe aos diretores tratar da contratação de um contador para a igreja, com isto passam a cumprir seu papel da gestão administrativa e financeira da instituição.
Quer saber mais sobre nossos serviços de contabilidade para igreja?
Convidamos a entrar em contato, oferecemos soluções e uma equipe altamente qualificada para auxiliar, você conta com suporte nas áreas fiscal, contábil e trabalhista, com atendimento e suporte humanizado.